quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tríade SegInfo

Há alguns dias eu mencionei que a segurança da informação possui 3 pilares fundamentais que regem suas regras e que são conhecidos como a Tríade da Segurança da Informação: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.
E hoje vamos falar um pouco sobre essa tríade!


                                  


Confidencialidade é garantir o acesso à uma determinada informação apenas às pessoas autorizadas a isso, por exemplo: apenas colaboradores da área financeira de uma empresa terão acesso as informações do setor por que são sigilosas fora elas apenas a diretoria da empresa poderá ter acesso.

Integridade é garantir que uma informação não sofrerá alteração indevida por pessoa(s) não autorizada(s), por exemplo: apenas um médico pode alterar a ficha médica de um paciente...não cabe a um técnico de enfermagem ou enfermeiro ou faxineiro fazer isso!

Disponibilidade é garantir que a informação estará disponível quando for preciso acessa-lá, por exemplo: o serviço de e-mail que você utiliza normalmente esta disponível a qualquer horário em qualquer lugar do planeta onde se tenha acesso a internet.

Garantir esses pilares não é fácil e é preciso seguir regras, e ter ferramentas...sejam elas programas de computador ou métodos para que tudo saia como planejado! 

No próximo post iremos falar um pouco sobre Risco e Ameaça!

Até mais! Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário