quinta-feira, 4 de julho de 2013

Risco x Ameaça

Imagine que você esta em casa num Sábado à tarde com sua família e todos estão naquele churrasco gostoso no quintal de casa(se você morar numa casa é óbvio) e alguém esquece a porta da sala, que dá acesso a rua, aberta! Vocês correm um sério RISCO(possibilidade) de que algum estranho entre na sua casa....e caso ele resolva(probabilidade) roubar vários objetos da casa ou fazer mal fisicamente a você e sua família ele passa a ser uma AMEAÇA!!

O exemplo foi dramático eu sei, mas serve para fazer referência ao uso do seu computador, tablet ou smartphone na internet ou em redes corporativas...nunca deixe "suas portas abertas" correndo risco, pois você poderá ter uma ameaça grave em seu(s) equipamento(s)!

E como fechar essas "portas"? Sempre utilize um bom programa de antivírus(atualizado), atualize o sistema operacional(Windows, Linux, Android, IOs etc) da sua máquina, nunca clique em links suspeitos recebidos por e-mail ou programas de bate-papo(confirme com a pessoa que te enviou o material se realmente foi ela que enviou), pois pode ser uma praga virtual(vírus, spyware, cavalo-de-troia etc)...essas são dicas básicas para manter as "portas" de seus equipamentos seguras e evitar ou minimizar que um risco se torne uma ameaça que pode se tornar uma grande dor de cabeça!!

Resumindo:

Risco: é a possibilidade de que uma ameça explore falhas num determinado alvo.

Ameaça: é a probabilidade de que um ataque ocorra e tenha êxito.

Em breve passarei mais dicas e materiais de apoio para ajudar a evitar riscos e ameaças!

Até mais! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário